Substantivo (definição)

OS SUBSTANTIVOS


O substantivo diz respeito à classe de palavra com que se nomeia seres em geralOu seja: todas as palavras que funcionam como nomes (para qualquer coisa) são classificadas como substantivos. 

João é um substantivo (porque é nome de gente), assim como cadeira (nome de um objeto), Brasil (nome de um país), Gramaticando (nome do melhor blog de português da galáxia), amor (nome de um sentimento), relâmpago (nome de um fenômeno natural), Matrix (nome de um filme), gato (nome de um animal que gosta de arranhar minha cara quando estou dormindo... além de me olhar com desdém) e Borrazópolis, Putinga e Entrepelado (cidades brasileiras). 




substantivo
CALMA! Não precisa tirar a roupa!
"Entrepelado" é somente o nome da cidade (é um substantivo, nome de lugar)


Resumindo: o substantivo é a palavra que nomeia as coisas e os seres em geral. Toda palavra que funciona como nome de alguém ou de alguma coisa é classificada como substantivo. 

Outro exemplo de substantivo é o glubion

Ué? É sério que você não sabe o que é um glubion

Eu não sei se você reparou, mas o Blog do Gramaticando tem um mascote. Ele é uma gracinha: é amarelo, baixinho, redondinho e usa óculos. Quando ele está irritado, ele pode morder e arrancar sua mão, mas tirando esse pequeno detalhe ele é bem tranquilo. Olha ele aí:

Glubion é um substantivo porque é uma palavra que eu inventei para definir o nome da espécie animal da mascote da Gramaticando. Na realidade, eu tentei desenhar uma coruja, mas acabou saindo essa coisa aí... um glubion. Agora olhando melhor, o glubion parece um minion.


Bem, agora que você já entendeu a definição, vamos estudar a classificação dos substantivos. Afinal, existem diferentes tipos de substantivos de acordo com diferentes critérios. Sendo assim, os substantivos podem ser classificados como comuns, próprios, concretos, abstratossimples, compostos, primitivos e derivados.

É isso que veremos no próximo artigo. Siga o roteiro! 

                               ROTEIRO "CLASSES GRAMATICAIS"                            

Próximo:



23 comentários:

  1. Obrigado pela observação. O problema será corrigido. Você também pode seguir os links da barra lateral esquerda. Estarei revisando o sistema de links do blog. Mais uma vez, obrigado pela observação.

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu entendi o problema. Essa postagem foi escrita antes do plano de estudos se organizar e, na época, foi publicada após os artigos de advérbio e de verbos. Bem, continue seguindo o plano normalmente pois os advérbios estão na sequência, enquanto que os verbos foram convertidos num plano de estudo separado chamado "Verbos 360".

    ResponderExcluir
  3. esse saite é otimo
    me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  4. Após terminar um curso superior, é a primeira vez que vejo aulas tão explicativas da língua portuguesa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. É a tia me ensinou errado !!! Fiquei muito feliz por encontrar esse blog, pois estou às voltas com essa matéria e estava procurando um caminho pra trilhar passo a passo, enfim encontrei! Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Blog muito bom!!! explicação simples e objetiva, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, gente que legal, tô aprendendo muito por aki, obrigada pelo blog

    ResponderExcluir
  8. É tanta gratidão que não cabe no meu comentário.
    Gratidão mil X

    ResponderExcluir
  9. Esse blog é melhor do que o ensino que tive na escola, eu sempre entro aqui pra ver as mudanças e estudar sempre que posso, tenho um caderno que copiei tudo, pois minha memória não é tão boa para gravar tudo, parabéns para o gramaticando ótima iniciativa.

    ResponderExcluir
  10. Minha mente abriu e reencontrei aquela
    Esponja prestes a absorver
    Valioso conteudo

    ResponderExcluir
  11. O blog que me ensinou a gostar de português. s2

    ResponderExcluir
  12. Realmente é o melhor blog das galáxias kk

    ResponderExcluir
  13. Que legal gente, bacana ver conteúdo de qualidade disponível! Parabéns aos organizadores (as) pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©