Dígrafo e Encontro Consonantal

Nas postagens anteriores, falamos a respeito dos Encontros Vocálicos (ditongo, hiato e tritongo). Você viu dicas, macetes e pegadinhas.

Hoje veremos outros dois conceitos em Fonologia: Encontro Consonantal e Dígrafo.

4) Encontro Consonantal: como o próprio nome diz, é o encontro entre duas consoantes.

Ex: prática, pneu, carta, vidraça, placa


PLACA tem um Encontro Consonantal




O importante a saber é o seguinte: no encontro consonantal, as duas letras possuem dois fonemas distintos (dois sons). Por exemplo, "br" (ex: Brasil) é um encontro consonantal que possui dois fonemas distintos: /b/ e /r/

5) Dígrafo: ao contrário do Encontro Consonantal, o Dígrafo é o encontro de duas letras que possuem apenas um som. Ex: "ss" (passarinho), "nh" (ninho), "lh" (palhaço), "qu" (queijo), "sc" (nascer), "rr" (carroça), etc...


CARRO tem um Dígrafo

6 comentários:

  1. Nos exemplos de dígrafos, você colocou "queijo", sendo o "qu" um dígrafo. Por que se não são duas consoantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme eu disse na postagem, o dígrafo é o encontro de duas letras (vogais ou consoantes) que produzem um som único. O Encontro Consonantal é o encontro de duas consoantes que formam sons (fonemas) distintos. Dígrafo pode ser formado tanto por vogal quanto por consoante.

      Excluir
  2. Ótima explicação! Muito obrigada.

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©