Hiato e Tritongo

Dando continuidade ao nosso estudo em Fonologia, vamos falar hoje de mais dois tipos de Encontros Vocálicos. Na postagem anterior, falamos sobre o ditongo (encontro de uma vogal com uma semivogal). Hoje falaremos a respeito do hiato e do tritongo.

2) Hiato

O hiato nada mais é do que o encontro de duas vogais. Esqueça aquele negócio de "encontro de vogais em sílabas diferentes". Enquanto o ditongo é o encontro de uma semivogal ("i" ou "u") com uma vogal, o hiato é o encontro de duas vogais. Ex: sde (o "u", nesse caso, não é semivogal, mas sim é vogal, pois é tônico), sda (o "i", nesse caso, é vogal, pois é tônico), pessoa (o "o" e o "a" são vogais).

SDA tem um hiato




Vogais repetidas também são consideradas hiatos. É bom lembrar que, de acordo com a Nova Ortografia, os hiatos de vogais repetidas não devem ser acentuados. Ex: voo, enjoo, coordenação, zoológico.



3) Tritongo 

O tritongo é o grupo formado por uma vogal rodeada por duas semivogais numa mesma sílaba. Portanto, a palavra Uruguai é um tritongo (U-ru-guai), porém a palavra "boia" não é tritongo (boi-a), pois o grupo "oia" não fica numa mesma sílaba. Assim como os ditongos, os tritongos podem ser classificados em nasais (quando possuem som nasal) ou orais (quando não possuem sons nasais). Para saber se uma palavra possui um som nasal, basta fechar as narinas com os dedos (como se estivesse sentindo um cheiro ruim) e pronunciar a palavra. Se houver aquela mudança gritante no tom da voz (voz "fanha"), então a palavra possui som nasal.

Ex: Uruguai (tritongo oral), saguão (tritongo nasal).



4 comentários:

  1. lembrando-se de que só vai receber acento se o U ou I fiquem sozinhos na sílaba ou com s!

    ResponderExcluir
  2. Legal, gostei e me ajudou muito !!! ;))

    ResponderExcluir
  3. gostei muito desse blog.

    ResponderExcluir
  4. muito boa a explicação, gostei!

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©