Mau ou Mal?




"Se deu mau" ou "se deu mal"? "Ele é mau" ou "ele é mal"? "Passou mal" ou "passou mau"? "Mal-humorado" ou "mau-humorado"? "Mal-educado" ou "mau-educado"? "Malcriado" ou "maucriado"?

Bem, eu poderia continuar a lista, acrescentando mais e mais exemplos que revelam que as pessoas realmente têm dificuldades em assimilar as diferenças entre mal e mau. Porém, para a nossa alegria, um gênio iluminado pela metafísica divina viu algo que ninguém havia visto ainda: a semelhança de formas entre as letras "L" e "E" e entre as letras "O" e "U". Explico-me. 

"Mal" é o contrário de "bem", enquanto que "mau" é o contrário de "bom". Portanto, devemos escrever "ele se deu MAL", pois é o contrário de "ele se deu BEM" (e não de "ele se deu BOM"). É por isso, também, que devemos escrever "ele é MAU", porque "mau" é o contrário de "bom" (ele é "bom"). Quem sabe isso nunca mais terá dúvidas nesse assunto. O problema é decorar que um é o contrário de "bem" e que outro é contrário de "bom".

E aí, como eu disse anteriormente, um gênio sacou a semelhança de formas entre as letras que causam as dúvidas, fazendo a seguinte correlação:

MAU => BOM (o U é arredondado que nem O)
MAL => BEM (o L é reto que nem o E)

Assim, fica muito mais simples lembrar que MAU é o contrário de BOM e que MAL é o contrário de BEM.




Sendo assim, devemos escrever: "se deu bem/se deu mal", "bem-humorado/mal-humorado", "ele é bom/ele é mau", "ele é mal-educado/ele é bem educado".

COM OU SEM HÍFEN?

Observe estas duas palavras: "mal-humorado" e "malcriado". Por que em uma nós usamos o hífen e em outra não? Descubra aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©