O que é contexto?




O que é contexto?

Bem, imagine a seguinte frase: "abaixamos as calcinhas". Se essa frase estiver solta, você poderá pensar em bobagens. Porém, se essa frase estiver dentro de um contexto então ela poderá ter outro significado. Ou seja: o contexto é aquilo que dá o verdadeiro sentido a uma sentença




Como na imagem, o contexto sugere que "abaixamos as calcinhas" está no sentido de "abaixamos o preço das calcinhas" e não "tiramos as calcinhas e ficamos peladas" (pois essa frase está estampada na vitrine de uma loja). Ou seja: o contexto da vitrine da loja revela o verdadeiro significado da sentença, que poderia ter outro sentido se não estivesse enquadrado no contexto. 

Um dos fundamentos da interpretação e compreensão de texto é a análise do contexto: entender o universo, a totalidade do significado, compreender o significado de acordo com a situação. Isso quer dizer que palavras podem possuir sentidos diferentes de acordo com o contexto. E analisar significados fora do contexto é a mãe dos erros de interpretação de texto, tão perigoso que pode fazer você pensar em bobagens.

Um comentário:

  1. Parabéns pela explicação! Se as pessoas pudessem procurar mais entender como o significado da nossa língua no cotidiano é importante , isso ajudaria muito na comunicação!

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©