INDEPENDENTEMENTE ou INDEPENDENTE?




Quando devemos escrever independentemente ou independente? Vamos ao exemplo:

A) Geraldo vai viajar independentemente de ter dinheiro ou não.
B) Geraldo vai viajar independente de ter dinheiro ou não. 




A palavra "independentemente" é um advérbio, enquanto que "independente" é um adjetivo. Os advérbios são palavras que "acompanham" o verbo, ou seja: eles dão uma característica à ação verbal (rapidamente, lentamente, infelizmente, etc...), enquanto que o adjetivo caracteriza uma palavra que não é verbo.

Portanto, a resposta correta é a letra A: "Geraldo vai viajar independentemente de ter dinheiro ou não". A palavra "independentemente" está associada ao verbo (na verdade, uma locução verbal: "vai viajar"), dando uma circunstância, uma característica a ele. 

Eu usaria "independente" apenas se essa palavra funcionasse como um adjetivo, caracterizando alguma coisa que não fosse verbo, como por exemplo: "Geraldo é uma pessoa independente". Nesse caso, "independente" está sendo usado para caracterizar "Geraldo", um substantivo. 

Saiba mais sobre os advérbios clicando aqui e sobre os adjetivos clicando aqui. Ou então, se estiver interessado, nós temos um roteiro de estudo sobre Classes Gramaticais e para acessá-lo você pode clicar aqui.


Próxima dúvida:
POR HORA ou POR ORA?

2 comentários:

  1. Conheci hoje seu blog, venho estudando a tempos e vi que português não é tão difícil, mas temos que treinar muito e lembrar de muita coisa, e com o corre corre dos dias de hoje é complicado. Valeu, ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Excelente blog, ele apresenta dúvidas sobre termos que usamos no cotidiano e os explica de forma simples e objetiva, muito fácil de entender! Acabei de conhecer e já amei. Muito obrigada!!

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©