Juiz ou juíz? Juiza ou juíza? Quando usamos o acento?


tags: acento, Nova Ortografia, juiz, juíz, juiza, juíza, juizes, juízes, raiz, raíz, raízes, raiz


Por que "juiz" não tem acento e "juíza" tem? 

Bem, tudo isso gira em torno de uma coisa chamada hiatoO hiato nada mais é do que o encontro entre duas vogais, só que existe um detalhe: elas estão em sílabas diferentes. Ou seja: as vogais se encontram (uma está ao lado da outra), mas ao mesmo tempo estão separadas pelas sílabas. 

Então, quando a vogal do hiato aparece sozinha na sílaba ou então ao lado de um "s" ela recebe o acento. Entendeu? Ou ela está sozinha, ou ela está ao lado do "s". 

Em "juiz", a vogal "i" aparece na sílaba ao lado do "z": JU-IZ. Portanto, não leva acento. 

Em "juíza", a vogal "i" aparece sozinha na sílaba: JU-Í-ZA. Portanto, ela exige o acento. 

Se "juiz" fosse com "s", então ele levaria acento: juís. 

Agora você já sabe o motivo de "juízes" ter acento, assim como "raízes". E você também já sabe o motivo de "raiz" não ter acento. 

Outros exemplos: saúde, reúne, caí...






9 comentários:

  1. OBRIGADA. PERDI PONTOS EM UMA GINCANA POR ESCREVER JUIZ SEM ACENTO. TEIMARAM COMIGO QUE É COM ACENTO.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a explicação e parabéns pelo blog!!! Quero levantar uma questão. No caso de "REIS" qual a explicação para não ter acento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta.

      A palavra "reis" é monossilábica (não tem hiato). É o plural de uma palavra que tem apenas uma sílaba (rei), ao contrário de "juiz" (que tem duas sílabas). É o mesmo caso de "céus" (plural do monossílabo "céu").

      Agora, por que "céus" tem acento e "reis" não tem? Bom, quando a palavra é composta por uma única sílaba ela é acentuada se for tônica ou se tiver ditongo aberto. Por isso nós acentuamos "réis" (moeda), porque "réis" é uma palavra monossilábica que tem ditongo aberto. Por outro lado, "reis" (de chefe monárquico) não tem ditongo aberto.

      São ditongos abertos: "éi", "éu" e "ói" (tanto no singular quanto no plural). A palavra "reis" tem a pronúncia fechada (como se fosse "rêis") e, portanto, não é ditongo aberto. Porém, "réis" tem acento ("éi" é ditongo aberto).

      Obrigado pela pergunta.

      Excluir
  3. só para lembrar ei e oi ditongos abertos nas paroxítonas não têm mais acento depois do último acordo ortográfico

    ResponderExcluir
  4. brigade me anxious muito liçao Dr Portuguese

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©