Predicado


Hoje nós vamos explicar o que é predicado. Porém, para entender esse assunto da melhor maneira possível e ficar feliz, é importante que você saiba o que são verbos transitivos ou intransitivos (clique aqui), o que é predicativo do sujeito (clique aqui) e o que é predicativo do objeto (clique aqui). Se eu acabei de falar grego e você não entendeu nada, então clique nos parênteses para revisar esses três assuntos. Afinal, você precisa deles para entender o assunto que eu vou explicar agora. 

O que é predicado?


O predicado nada mais é do que tudo o que é dito e declarado a respeito do sujeito da oração. Como a oração inteira gira em torno do sujeito, nós podemos dizer, de modo geral, que a oração é formada pelo sujeito e pelo seu predicado.

Agora, vamos falar dos tipos de predicado, que é onde o bicho pega (e come).

Tipos de Predicado 


Predicado Verbal

O predicado verbal é aquele que expressa ação. Portanto, o predicado verbal aparece nas orações com verbos transitivos (diretos, indiretos ou os dois) ou intransitivos. Além disso, o núcleo do predicado sempre será o verbo da oração. Exemplo:


O que leva uma pessoa a pisar na parede?


Astolfo pisou na parede 

O verbo "pisar" é um verbo que expressa ação. Portanto, o predicado "pisou na parede" é um predicado verbal (e o seu núcleo é o verbo "pisou").

Predicado Nominal

O predicado nominal é aquele que tem um verbo de ligação. Portanto, o predicado nominal é aquele que tem um predicativo do sujeito. O núcleo do predicado nominal não é o verbo, mas sim é o predicativo do sujeito.





Astolfo ficou chateado com a nota da prova de matemática

O verbo "ficou" é um verbo de ligação (porque não expressa ação, mas sim um estado, atribuindo ao sujeito uma característica). Portanto, o predicado "ficou chateado com a nota da prova de matemática" é um predicado nominal (e o seu núcleo é "chateado", predicativo do sujeito).

Predicado Verbo-Nominal

O predicado verbo-nominal é aquele que mistura o predicado verbal com o predicado nominal, expressando, ao mesmo tempo, ação e estado. Portanto, ele tem dois núcleos: um núcleo verbal (do verbo da oração) e um núcleo nominal (que pode ser um predicativo do sujeito ou predicativo do objeto). Veja o exemplo:

Ambrósio foi feliz para a escola

Essa oração expressa uma ação ("Ambrósio foi para a escola") e, ao mesmo tempo, expressa um estado ("Ambrósio estava feliz"). Portanto, o predicado "foi feliz para a escola" é um predicado verbo-nominal. O núcleo verbal é o verbo "foi" e o núcleo nominal é o predicativo do sujeito ("feliz").

O predicado verbo-nominal também pode ter um predicativo do objeto, como por exemplo:

Ambrósio chamou o gato de Reginaldo Pinto

Essa oração tem um predicado verbo-nominal, já que expressa ação ("Ambrósio chamou") e estado ("Reginaldo Pinto", o predicativo do objeto "gato").

Resumo da Ópera:

Predicado Verbal: expressa ação. Tem verbos transitivos ou intransitivos.

Predicado Nominal: não expressa ação, mas sim estado. Tem verbos de ligação e tem predicativo do sujeito.

Predicado Verbo-Nominal: mistura o predicado verbal com o nominal e bate tudo no liquidificador. Tem verbo transitivo ou intransitivo (núcleo verbal) ao mesmo tempo que tem um predicativo do sujeito ou do objeto (núcleo nominal).



10 comentários:

  1. Seus textos são bem dinâmicos. Parabéns pela iniciativa do site, está me ajudando muito.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado mestre, pelo seu desempenhos neste blog. Está sendo de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  3. Venho estudando durante o mês inteiro por esse site, nunca pensei que conseguiria entender gramática e domina-la! Muito obrigada pela iniciativa :)
    Espero que continue trabalhando nele <3

    ResponderExcluir
  4. Meus deus, esse blog é maravilhoso. Obrigado por ter criado, esta me ajudando muito.

    ResponderExcluir
  5. terceira vez que venho ao blog e sempre bem esclarecedor. bastante didatico

    ResponderExcluir
  6. Oh grande mestre, obrigado por disponibilizar um conteúdo tão fantástico.

    ResponderExcluir
  7. Quero parabenizar ao criador do blog!
    Estou revisando tudo que tinha esquecido, pois, estou aproximadamente uns 13 anos que parei os estudos e agora estou tentando uma vaga num concurso e ESTE BLOG está sendo de suma importância para mim.
    Gratidão!

    ResponderExcluir
  8. Blog maravilhoso, conteúdo dinâmico, fácil e rápido!!
    Aprendi muito e em pouco tempo.

    ResponderExcluir
  9. A combinação perfeita para se entender gramática é aulas teóricas do prof Noslen no youtube depois leitura no gramaticando para cobrir as lacunas e aperfeiçoar.

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©