Interpretação e Redação 2 - The Scientist





The Scientist
Coldplay



Faça a questão do Nível 1 primeiro e, depois, veja o videoclip abaixo (para não se confundir)



L E T R A


O Cientista

Vim te encontrar, te dizer que eu sinto muito
Você não sabe quão adorável você é
Eu tive que encontrar você, te dizer que eu preciso de você
E te dizer que eu te deixei de lado
Me conte seus segredos e me pergunte suas dúvidas
Oh vamos voltar para o começo

Correndo em círculos, atrás de nossos rabos
Cabeças em uma ciência distante

Ninguém disse que era fácil
Oh é mesmo uma pena nós nos separarmos
Ninguém disse que era fácil
Ninguém nunca disse que seria tão difícil
Oh leve-me de volta ao começo

Eu há pouco estava adivinhando números e dígitos
Solucionando os quebra-cabeças
Questões de ciência e progresso
Não falam tão alto quanto meu coração
Diga-me que me ama, volte e me assombre
Oh e eu corro para o começo

Correndo em círculos, perseguindo nossos rabos
Voltando para o que nós somos

Ninguém disse que era fácil
Oh é mesmo uma pena nós nos separarmos
Ninguém disse que era fácil
Ninguém nunca disse que seria tão difícil
Eu estou voltando para o começo

Aah oooh ooh ooh ooh ooh (x4)


Início das Atividades

Nível 1 (Compreensão da Letra)

Se você viu o videoclipe, o esqueça por alguns instantes e preste atenção unicamente na letra da canção.

1.1) Na primeira estrofe da letra, observe a postura do eu-lírico (a quem a letra se refere). O que ele está fazendo? Como ele está se sentindo? O que ele deseja?

1.2) Na terceira estrofe está escrito que "ninguém disse que era fácil". O eu-lírico está se referindo a que tipo de situação? O que é que "não foi fácil"? E o que significa "voltar ao começo"? Voltar ao começo da onde?

1.3) Na quarta estrofe, há dois versos que dizem: "Questões de ciência e progresso não falam tão alto quanto meu coração". Explique, com suas palavras, o que esses versos querem dizer. Além disso, identifique uma figura de linguagem presente nesse trecho.

1.4) Há dois versos que dizem: "Correndo em círculos, perseguindo nossos rabos, voltando para o que nós somos". Você acha que o sentido desses versos seriam o mesmo se retirássemos a frase "perseguindo nossos rabos"?

Agora, veja o videoclipe para avançarmos ao nível 2.

Nível 2 ( entendimento do videoclipe)

2.1) O camarada que escreveu o roteiro do videoclipe pensou numa estratégia criativa de fixar a atenção de quem está assistindo. Que estratégia é essa?

2.2) Narre, em pouquíssimas palavras, a história narrada pelo videoclipe.

Nível 3 (diálogos)

3.1) A letra tem alguma coisa a ver com o videoclipe? Se tiver, explique com suas próprias palavras.

Nível 4 (produção textual)

As músicas geralmente possuem videoclipes que contextualizam a letra. "Contextualizar" é criar um contexto, ou seja, uma situação, uma história, O contexto pode mudar completamente algum significado. Por exemplo: o roubo. Uma coisa é roubar a caneta de alguém durante a sala de aula. Outra coisa é roubar o colete salva-vidas de uma pessoa que está morta dentro do Titanic a fim de se salvar (o "contexto" não é mais a sala de aula, mas sim, um navio que acabou de bater num iceberg).

Logo, focando somente na letra e esquecendo o contexto gerado pelo videoclipe (a história do rapaz que capotou com o carro), tente captar alguns temas relacionados à letra e os liste.

Em seguida, produza uma dissertação argumentativa com esse tema escolhido.

Fim das Atividades
Início dos Comentários

1.1)


Vim te encontrar, te dizer que eu sinto muito
Você não sabe quão adorável você é
Eu tive que encontrar você, te dizer que eu preciso de você
E te dizer que eu te deixei de lado
Me conte seus segredos e me pergunte suas dúvidas
Oh vamos voltar para o começo


Dá pra ver que o cara fez besteira e acabou perdendo a "mina". Então, lá vem ele com a conversinha de sempre: "sinto muito", "você é adorável, maravilhosa", "fique comigo", "preciso de você". Podemos ver, literalmente, que o cara está arrependido por ter deixado a menina de lado ("eu te deixei de lado") e, agora, viu que precisa dela, que não pode viver sem ela. Como ele se sente? Resposta: terrível, arrependido, etc...!Nós, homens, sabemos o quanto uma mulher pode desconcertar a gente e nos fazer sentir bem mal. Qual o desejo dele? Resposta: voltar com a garota. 

Veja, então, que ele a deixou ("e te dizer que eu deixei de lado") e, então, percebeu o quanto ela fazia falta para ele ("você não sabe quão adorável você é", "te dizer que eu preciso de você"), quer recomeçar ("oh vamos voltar para o começo"). Ele está tão a fim dela que até pede para ela contar seus segredos e tirar suas dúvidas. 

Comentários: Nós, garotos, precisamos compreender o mundo delas. Apesar de sermos muito mais simples e objetivos, temos que ter em mente que, para elas, tudo é muito mais sensível e detalhista. Observe:

Homem: verde. 
Mulher: verde-piscina, verde-oliva, verde-esmeralda, verde...

Homem: nem sabe a data de seu próprio aniversário
Mulher: data do primeiro beijo, do primeiro presente de dia dos namorados, do primeiro passeio... (e o cara tem que se virar para decorar tudo). 

Portanto, quando você se encrencar com a "patroa", revele o poeta que há em você, rapaz! Faça que nem coldplay e diga: "você é adorável", "preciso de você". Coloque uns apelidos junto: princesa, flor, rosa, etc... 

E tenha paciência para ler o manual para entender as mulheres:


1.2) 

Como a situação gira em torno do rapaz que quer conquistar a garota, então podemos afirmar que manter a relação não é fácil. É a isso que ele está se referindo: manter a relação com sua amada. Portanto, "voltar ao começo" significa, literalmente, voltar ao início da relação, esquecendo os erros cometidos, começar do zero. 

1.3) Pelo título, percebemos que o eu-lírico pode ser um cientista, tanto que, numa das estrofes, ele fala a respeito de seu suposto trabalho:

Eu há pouco estava adivinhando números e dígitos
Solucionando os quebra-cabeças
Questões de ciência e progresso

Entretanto, as suas emoções e sentimentos (o "coração") se mostram mais importantes e prioritárias do que próprio trabalho, do que o progresso da ciência. Afinal de contas, qual ser humano não está sujeito a sentir emoções e ter sentimentos? 

Figuras de Linguagem: são ferramentas da língua que ajudam o nosso mundo a ser mais bonito e feliz. 

Por exemplo: ao invés de eu falar "te amo, Fulana", eu digo "te amo, florzinha, amorzinho, minha gatinha, etc...". Será que Fulana é, literalmente, uma flor, um vegetal? Será que ela tem pelos, bigodes, quatro patas, mia e faz cara de "coitadinhuuu de mim! Me pegue no colo!". Claro que não! O que fizemos foi usar uma linguagem "figurada", que não pode ser interpretada ao pé da letra.

A metáfora é uma das figuras de linguagem mais usadas pelos poetas. Quando o cara fala "não falam tão alto quanto meu coração", ele está se referindo, literalmente, ao órgão coração? Claro que não! "Coração", nesse contexto, significa "sentimentos", "emoções", "amor", etc... Chamar coisas por outros nomes que não podem ser entendidos ao pé da letra é usar metáforas.

Encha sua namorada de metáforas e a deixe mais feliz!

Além da metáfora "quanto meu coração" (coração significando emoção), temos também a personificação "questões de ciência e progresso não falam tão alto". Será que a ciência e o progresso realmente abrem a boca e falam? Claro que não... Já que falar é um atributo do ser humano (com exceção dos papagaios), como o "progresso" e a "ciência" podem, ao pé da letra, "falar"? Logo, isso é uma personificação ou prosopopeia (atribuir qualidades e atributos humanos a animais, objetos ou, nesse caso, a conceitos). 

Figura de linguagem é isso: não podemos interpretá-la ao pé da letra, ou senão teremos problemas... 


1.4) Não foi por nada que o camarada escreveu "correr atrás do rabo". Quando você vir um cachorro idiota correr atrás do rabo dele, verá que a coisa é tão complicada quanto um velho de 120 anos e pobre paquerar uma garota de 20 (se ele for rico a história é outra). Portanto, "correr atrás do rabo" significa dizer que é algo difícil, quase impossível. E, realmente, não é nada  fácil recomeçar um relacionamento, começar do zero. 

2.1) O cara que bolou o clipe teve a brilhante ideia de contar a história de trás para frente. Portanto, o clipe começa no final e vai "andando para trás", revelando o que causou aquele final. Já vi filmes usarem essa ferramentas parecidas, mostrando a última cena e, depois, mostrando a história normalmente para prender a atenção de quem está assistindo. 

Esse videoclipe, em particular, fez muito sucesso por conta dessa estratégia e chegou a ganhar prêmios (não lembro o nome dos prêmios). 

Veja que não são apenas músicas com ritmos bacanas que fazem sucesso. É bom ter uma letra rica, que trata de emoções e que faça seus ouvintes se identificarem, se enxergarem dentro da letra, além de ter videoclipes criativos para que sua identidade visual se fixe na mente dos ouvintes. 

2.2) Era uma vez um cara e uma mina num carro preto (que eu não tenho dinheiro pra comprar). Então, um caminhão idiota fez o carro capotar. A mina foi arremessada que nem bola de golfe para fora e morreu. 

E o cara, depois de andar milhões de quilômetros, se deitou num colchão no meio da rua (detalhe: ele fez todo esse percurso cantando a música). 

Fim. 


3.1) A letra fala do fim de um relacionamento, começando com o pedido do rapaz para recomeçar do zero. O videoclipe mostra a história trágica de um rapaz que perdeu sua amada por conta de um acidente de carro. 

Associando os dois gêneros, podemos ver que, o que há em comum, foi o fato do relacionamento ter acabado. Pela letra, não sabemos o motivo. Pelo videoclipe, o que separou os dois foi o acidente de carro. 

4.1) 
A letra da música não fala apenas de arrependimento, como também pela vontade do recomeço, pelo desejo de "voltar ao início", o que nem sempre é possível. Para escrever essa redação, você pode desenvolver um tema envolvendo essas duas ideias, como exemplo: "há tempo para se arrepender e recomeçar?". 

Apesar de ser um tema bem subjetivo, você precisa ser objetivo e impessoal. Fale à respeito do arrependimento, dizendo o quão importante são nossas atitudes por conta das consequências que elas podem gerar. Fale, também, sobre o recomeço: que, muito mais difícil do que conquistar ou estabelecer algo é manter ou, até mesmo, recomeçar. Dê exemplos como as relações e os envolvimentos emocionais. 

A letra da música fala, também, da importância da amada para o eu-lírico, apesar de não ser o tema principal. Essa importância é tão grande que, para o próprio cientista, o amor e o desejo de tê-la de volta falam mais alto e possuem mais importância do que o próprio progresso da ciência. Portanto, você pode dissertar falando à respeito da importância das pessoas que amamos verdadeiramente, a ponto de serem mais importantes do que as outras questões que consideramos como prioritárias (como a carreira profissional, por exemplo). 

E você? Como anda seu relacionamento? Será que está indo para um caminho aonde, dentro de em breve, você precisará falar para ela começar do zero, voltar ao início?

Vinic ; )

créditos das imagens que aparecem durante o início das atividades e dos comentários
geracaomoral.blogspot.com
vidadepatricoca.blogspot.com

Tema de Redação 1

Início da apresentação de textos motivadores

Ahhh... Em homenagem a todos que passaram suas infâncias pelos anos 90!



Alguém aí se lembra de Disney Club? Ou então, do Bom Dia e Cia com a Eliana? Super Nintendo (saudade de assoprar o cartucho, uhseuhes), chiclete Ping-Pong, Tazo (uow! Eu tinha vários!), Pokemon, Kinder Ovo, Tomagoshi (ah! Eu não tive!), Castelo Rá-Tim-Bum?!

Filmes, programas, desenhos e jogos influenciaram as nossas infâncias. Porém, tudo isso passou (e tão rápido!). Infelizmente, o tempo não volta atrás. Quando será que voltarei a encontrar novos Tazos nos salgadinhos? Ou, então, voltar a comprar cartuchos do Super Mário e do Sonic? Realmente, tudo o que restam são lembranças de uma época alegre e feliz, não é verdade?

O tempo realmente é assim: não nos respeita. Tudo o que faz é seguir, de modo regular, as suas próprias leis, sem nos compreender, sem esperar quando precisamos, sem acelerar quando queremos. "O tempo é o tempo que se tem".

Quando éramos crianças nos anos 90, voltando do colégio as aulas da tarde e vendo Disney Club, acordando pela manhã para ver Caverna do Dragão, convidando coleguinhas para combaterem no Mortal Combat, a nossa percepção de tempo era muito diferente daquela que temos hoje. Agora, jovens, possuímos responsabilidades e precisamos cumprir mais exigências, resultado direto de nosso crescimento e maturidade. É a lei da vida; são as etapas pelas quais passamos.

Pensando em tudo isso, faça uma redação argumentativa sobre o seguinte tema: "A percepção do tempo na infância e na juventude". Será que crianças e jovens aproveitam e sentem o tempo passar da mesma maneira ou será que, a medida que envelhecemos, sentimos tudo passar mais rápido? Apresente sua tese e a defenda com argumentos consistentes. Mostre sua redação ao seu professor.

Cruj, cruj, cruj...
Tchau

Vinic :)


Ascender ou Acender?

tags: acender, ascender, como escrever, acender ou ascender a luz, acender a luz, ascender a luz, acender a lâmpada, o fogo, ascender

Olá povo,

Qual o correto: "ascender" ou "acender"?

Para sua surpresa, as duas formas existem. Por isso, cuidado com o "s" depois do "a", pois ele muda todo o significado.

Ascender: subir, elevar-se
Acender: pôr fogo, ligar (a lâmpada, por exemplo)


O batdog ascendeu no ar! 
(=o batdog subiu pelos ares)


Agora, "acender" (sem o "s") significa "pôr fogo" ou "ligar".

Quando Juvenaldo acendeu a luz do quarto, se deparou com sua querida vovozinha 


DICA GRAMATICANDO:

Basta decorar que "ascender" tem "s" de "subir". Logo, "acender" sem "s" é de ligar. Foi desse modo que eu consegui decorar e nunca mais tive dúvidas quanto a essa grafia.

Para acabar com suas dúvidas de escrita, visite nosso guia ortográfico clicando aqui


Crédito das imagens (na ordem em que foram apresentadas)
bella-animaisnomundo.blogspot.com 
na própria imagem

Verbatim!

Interpretação e Redação (exercício 1)



"Titanium" (David Guetta)




L E T R A

Você grita alto
Mas eu não ouço uma palavra do que você diz
Eu estou falando alto sem dizer muita coisa
Fui criticada, mas as suas balas ricocheteiam
Você atira em mim, mas eu levanto

Sou à prova de balas, não tenho nada a perder
Atire, atire
Ricocheteia, mire
Atire, atire
Você atira em mim, mas eu não caio
Sou feita de titânio
Você atira em mim, mas eu não caio
Sou feita de titânio

Pode acabar comigo
Mas você é quem terá mais para sofrer
Cidade fantasma, amor mal-assombrado
Erga a voz, paus e pedras podem me quebrar os ossos
Estou falando alto, mas não estou dizendo muita coisa

Sou à prova de balas, não tenho nada a perder
Atire, atire
Ricocheteia, mire
Atire, atire
Você atira em mim, mas eu não caio
Sou feita de titânio
Você atira em mim, mas eu não caio
Sou feita de titânio
Sou feita de titânio
Sou feita de titânio

Dura como pedra, metralhadora
Atirando naqueles que se erguem
Dura como pedra, como vidro à prova de balas

Você atira em mim, mas eu não caio
Sou feita de titânio
Você atira em mim, mas eu não caio
Sou feita de titânio
Você atira em mim, mas eu não caio
Sou feita de titânio
Você atira em mim, mas eu não caio
Sou feita de titânio
Sou feita de titânio

Início das Atividades

Você viu, aí em cima, o clipe e a letra da música "Titanium". Agora, faça as questões propostas: 

Nível 1 - Compreensão literária da letra 

1.1) A letra da música pode ser interpretada "ao pé da letra" ou existe uma forma figurada ou simbólica de entender? Você pode explicar sua resposta com suas palavras?

1.2) Sobre o Eu-Lírico (a pessoa tratada na música, que é uma garota): o que está acontecendo com ela? É possível sabermos o que ela está sentindo? 

1.3) Explique, com suas palavras, o que significa esse trecho: 

Você atira em mim, mas eu não caio
Sou feita de titânio

Nível 2 - Compreensão Audiovisual 

2.1) Escreva um pequeno texto que narre a história do clipe. 

Nível 3 - Diálogo Letra\Clipe 

3.1) Relacione a letra da música ao clipe. Analise a temática e explique com suas palavras o que há em comum entre os dois. 

Nível 4 - Prática Escrita

Faça um texto argumentativo que englobe a temática da letra da música "Titanium", de David Guetta. Faça, pelo menos, três parágrafos (um para introdução, outro para argumentação e outro para conclusão). Sua linguagem deve ser impessoal e objetiva. Não banque o doutor em Letras: usa linguagem simples. 

Fim das Atividades
Início dos Comentários 

1.1) Claro que a música não pode ser interpretada ao "pé da letra". Será que a garota é realmente feita de titânio e é a prova de balas? Será que é uma tecnologia nova da SWAT e do FBI? 

A isso chamamos de "linguagem figurada", ou seja: uma linguagem simbólica. Os tiros, na realidade, podem simbolizar tudo aquilo que sofremos na vida. As pessoas ao nosso redor "atiram" palavras e ideias negativas contra a gente. Não somos necessariamente metralhados ao "pé da letra", mas sim, metralhados com palavras, críticas e pensamentos negativos que as pessoas lançam contra nós. Esse pode ser um sentido possível dos tiros explicados na letra. 

"Não somos necessariamente metralhados ao 'pé da letra", mas sim, metralhados com palavras, críticas e pensamentos"

Porém, cada pessoa pode reagir a esse bombardeio psicológico. No caso da garota, ela é feita de "titânio" e os tiros parecem não causarem grandes prejuízos a ela. 

"Você atira em mim, mas eu não caio"

Se os tiros representam, simbolicamente, as coisas negativas que as pessoas lançam contra a gente, então o titânio representa algo que protege a garota desses tiros. Pode ser que ela não dê ouvidos às pessoas que "atiram" contra ela, não aceitando suas palavras. O titânio, metaforicamente, cumpre esse papel: proteger a garota contra os "tiros". 

1.2) Claro que o contexto em que a garota se enquadra não é dos melhores. Ela se encontra num ambiente hostil, onde é ameaçada e sofre ataques de metralhadora. Simbolicamente, ela pode estar sendo sufocada psicologicamente por alguém, cercada por pessoas que querem o seu mal. Entretanto, ela tem coragem e força de vontade para reagir contra suas adversidades. Podem falar mal dela à vontade e podem criticá-la bastante: ela não dá ouvidos a isso, ela não ficará deprimida por causa disso. Podem metralhá-la à vontade com críticas e pensamentos negativos, pois ela não vai "cair", não vai se deixar "abater", pois ela possui um espírito forte de "titânio". 

1.3) Você atira em mim, mas eu não caio. Sou feita de titânio. 

Esse trecho confirma os meus comentários dos itens anteriores. Alguém (você) tem atirado (no sentido figurado) contra ela, mas ela não se deixa abater (cair). Não esqueça de que devemos compreender esse trecho sob o aspecto figurado (metafórico). 

***

Diante de tudo isso, podemos captar o sentido real da letra. Na vida, nos deparamos com grandes amigos e pessoas que querem o nosso bem. Entretanto, sempre encontraremos alguém que vai nos metralhar com suas ideias e pensamentos negativos. Sempre haverá alguém que dirá que somos incapazes, que não temos potenciais, que somos fracos e frágeis. Se o nosso corpo realmente for frágil e aceitar essas palavras, então realmente iremos "cair", iremos afundar, iremos nos frustrar. Porém, se formos feitos de titânio, seremos fortes, iremos suportar as críticas e as pressões das pessoas que querem nos ver cair. As palavras e as críticas negativas vão se chocar contra nós, mas irão ricochetear. Temos que ser à prova de balas, ou seja: não podemos aceitar tudo o que é dito contra nós, tudo o que é dito para nos desmotivar, para nos fazer cair. 

Comentário pessoal:  Não dê ouvidos para aqueles que querem puxar seu tapete e o ver no chão. Entretanto, tudo na vida deve ser equilibrado: aceite as críticas negativas para poder acertar seus erros e crescer, mas não as aceite para se frustar e para se deixar abater. Também não se feche em seu mundo e pense que todos estão errado ao seu respeito. Cuidado para não se tornar orgulhoso, pois o próprio orgulho fará você cair. Tenha equilíbrio e sensatez. 

Você tem algo a dizer sobre isso? Faça um comentário nessa postagem e compartilhe suas ideias!

2.1) O clipe mostra uma garota em meio a um ambiente completamente destruído e, por algum motivo, ela começa a fugir. O lugar se revela e é possível ver que é uma escola. A garota foge de bicicleta, parecendo assustada e não demora muito para percebermos que ela está sendo perseguida. Mais adiante, descobrimos que ela possui alguns poderes e habilidades especiais e que, provavelmente, ela causou uma catástrofe na escola por conta dessas habilidades. Por isso, ela é perseguida pela polícia, que a cerca na floresta, enquanto ela foge desesperada. O clipe termina com ela dando uma espécie de ataque contra seus perseguidores. 

3.1) Os clipes de música possuem natureza altamente artística e nem sempre traduzem integralmente a letra das canções. Nesses casos, quando relacionamos a letra ao vídeo, devemos observar a temática tratada. O clipe mostra uma garota sendo perseguida e a letra releva uma garota num ambiente hostil, onde é "metralhada", mas consegue se proteger. 

Apesar do contexto do clipe ser diferente do da letra, podemos observar que a temática é semelhante: a perseguição, o sentimento de estar encurralado e ameaçado. 

4.1)

Características básicas de uma redação argumentativa:

Seja objetivo (nada de blá-blá-blá).
Use linguagem simples (falar bonito é falar sem erro ortográfico). 
Coesão e coerência (a redação deve evoluir de modo lógico, sem incoerências e tendo seus períodos interligados e coesos). 
Impessoalidade (nada de "eu" no texto)

Quando acabar, dê um título original e mostre ao seu professor. 

***

Por ser um texto mais literário e subjetivo, a letra da música abre, naturalmente, novas opções de interpretação. Tudo o que eu disse aqui, nos comentários, faz parte de minha interpretação pessoal. Caso você tenha tido outra leitura, faça um comentário e compartilhe com a gente! 

Porém, tenha cuidado: eu sou feito de titânio!


O Gramaticando



Blog do Gramaticando é uma gramática on-line disponível gratuitamente para todos os públicos. Fundamentado por uma sólida bibliografia que contempla as gramáticas de referência do Português Padrão, o site é constantemente revisado e aperfeiçoado, sem perder, contudo, a sua essência, que é a de descomplicar os principais assuntos da gramática normativa de uma forma leve e descontraída, utilizando o humor como aliado do processo de ensino e aprendizagem. É editado pelo prof. Vinícius Souza Figueredo, graduado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mascote do blog (versão de 2014)


NOSSA MISSÃO

Democratizar o ensino da norma-padrão da Língua Portuguesa, dialogando com todos os públicos, oferecendo conteúdo gratuito, de qualidade e fundamentado nas gramáticas de referência.

NOSSA HISTÓRIA

Em 2010, vivíamos, na internet, os primórdios dos memes com a popularização do trollface e dos fails. Eu me divertia muito lendo as páginas humorísticas das saudosas comunidades do Orkut, bem como os blogs de humor que faziam sucesso na Blogosfera (Minilua, Jacaré Banguela, Kibe Loco, Não Salvo, Não "Intendo", "Insoônia", Capinaremos, entre muitos outros). Foi nesse contexto que resolvi publicar, no meu antigo blog pessoal, uma série de posts com dicas de Português usando uma linguagem mais lúdica e descontraída que era inspirada, justamente, nesse tipo de humor.

Dessa forma, em março de 2010, nasceu o Gramaticando. Eu era somente um estudante usando meu blog para compartilhar, na internet, os conteúdos da minha matéria favorita do colégio, explicando os assuntos de um jeito leve e descontraído, de aluno para aluno. Não demorou muito para eu receber uma resposta positiva por parte dos leitores, o que me encorajou a me aprofundar cada vez mais nos estudos e a criar, no mesmo ano, um blog específico para os posts que eu publicava sobre o conteúdo de Língua Portuguesa: nascia, assim, o Blog do Gramaticando. Com o passar do tempo, acabei descobrindo a minha vocação pelo ensino e me tornei professor. 

Portanto, mais do que uma gramática on-line, disponível para todos os públicos e totalmente gratuita, o Blog do Gramaticando faz parte da minha história, da minha paixão pelo mundo da educação e das letras. 

E é uma honra ter você aqui. Muito obrigado pela sua visita! ;)



2010


2011

2012

2013 


2014 



2015 



Atual

Escreva Certo!



Chega de pagar micos na hora de escrever!

  Agora você pode começar a seguir o projeto "Escreva Certo", o guia ortográfico do Blog do Gramaticando! As principais dúvidas da escrita num único lugar. Não me diga que você ainda não sabe a diferença entre "mau" e "mal", "onde" e "aonde" ou "viagem" e "viajem"!

Chegou a hora de assassinar todas as suas dúvidas!

Conheça seu novo guia ortográfico clicando aqui.
Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©