Oração Subordinada Adjetiva


Oração Subordinada Adjetiva


Olá! Hoje nós vamos falar sobre a oração subordinada adjetiva. Vou explicar esse assunto começando com o exemplo abaixo:

O diretor do colégio caiu da escada. 





O termo "do colégio" é um adjunto adnominal e tem caráter adjetivo (caracteriza um substantivo, que nesse caso é o "diretor"). Se eu transformar esse adjunto adnominal em uma oração, então essa oração será uma oração subordinada adjetiva. Veja:

O diretor que administra o meu colégio caiu da escada. 

No lugar de "do colégio" (adjunto adnominal), nós colocamos uma oração ("que administra o meu colégio). Trata-se, portanto, de uma oração subordinada adjetiva (funciona como adjunto adnominal da oração principal). 

As orações subordinadas adjetivas podem ser restritivas ou explicativas.

Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas e Explicativas


As restritivas não aparecem entre vírgulas e limitam o sentido do substantivo, delimitando-o. Já as explicativas explicativas aparecem entre vírgulas e estendem o sentido do substantivo, expressando o seu sentido geral.

Ou seja:

Restritivas: limitam o sentido (restringem o sentido)
Explicativas: ampliam o sentido (dão o sentido geral)

Você vai entender melhor com os seguintes exemplos:


As pessoas que não têm amigos vivem sozinhas.

As pessoas, que são seres mortais, sempre mudam e evoluem.

Evolução da Monalisa


Na primeira oração, "que não têm amigos" é uma oração subordinada adjetiva restritiva, pois eu não estou dizendo que qualquer pessoa vive sozinha, mas sim eu estou dizendo que somente aquelas que não têm amigos (o sentido se restringe).

Na segunda oração, "que são seres mortais" é uma oração subordinada adjetiva explicativa, pois explica que todas as pessoas são mortais.

Observação: agora você já sabe que lá no primeiro exemplo ("o diretor que administra o meu colégio caiu na escada"), a oração "que administra o meu colégio" é subordinada adjetiva restritiva, já que eu estou falando especificamente do diretor do meu colégio (não foi qualquer diretor que caiu, mas sim foi o diretor do meu colégio).

Resumo da Ópera

Oração Subordinada Adjetiva: é aquela que tem a característica do adjetivo, caracterizando os substantivos.

Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: restringe a característica do substantivo, especificando e limitando o sentido.

Oração Subordinada Adjetiva Explicativa: explica a característica do substantivo de modo geral, generalizando-o.


2 comentários:

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©