ADJUNTO ADVERBIAL DE MODO ou PREDICATIVO DO SUJEITO?



adjunto adverbial, predicativo do sujeito, como diferenciar, qual é a diferença

Outra dúvida recorrente em Análise Sintática: quando saber se a palavra é adjunto adverbial de modo ou predicativo do sujeito? Se você não lembra o que é um adjunto adverbial, então clique aqui. Se você não lembra o que é o predicativo do sujeito, clique aqui. Se a sua dúvida é sobre a diferença entre os dois, então veja:

1) Eles chegaram exaustos
2) Eles chegaram tranquilamente

Na oração 1, "exaustos" é predicativo do sujeito. Na oração 2, "tranquilamente" é um adjunto adverbial. O predicativo do sujeito é variável, ou seja: concorda com o sujeito (eles chegaram e eles estavam exaustos). Por outro lado, o adjunto adverbial tem caráter de advérbio e é, portanto invariável (eles chegaram tranquilamente, elas chegaram tranquilamente, ele chegou tranquilamente, ela chegou tranquilamente). 


Portanto, essa é a principal diferença entre os adjuntos adverbiais de modo e o predicativo do sujeito: o adjunto é invariável (não flexiona, não varia), enquanto que o predicativo do sujeito concorda com o sujeito. 

Se você ainda continua perdido, pode ser que você tenha algumas "lacunas" que devem ser preenchidas, ou seja: você precisa entender alguns conceitos anteriores para entender a explicação dada aqui. Dê uma olhada no roteiro de estudo Análise Sintática clicando aqui





4 comentários:

  1. Como é bom sanar uma dúvida de forma satisfatória.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Explicação simples e direta, com certeza não errarei mais por essa diferença.

    ResponderExcluir
  3. Excelente explicação, parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©