Análise Sintática - Recapitulação (capítulo 2)




análise sintática revisão

Vamos fazer uma revisão de tudo o que nós aprendemos ao longo do segundo capítulo do Roteiro de Estudos sobre Análise Sintática (para acessar todos os capítulos, clique aqui). Se houver dúvida em algum conceito, clique no sinal "ver+" para acessar o artigo completo. 

Complemento Nominal (ver+): é um termo que funciona de modo parecido com o objeto. Porém, ao contrário do objeto (que completa somente o sentido do verbo da oração), o complemento nominal completa o sentido de um adjetivo, de um advérbio ou então de um substantivo abstrato. 

Predicativo do Sujeito (ver+): é o termo que caracteriza o sujeito da oração, dando uma qualidade, um estado ou característica ao sujeito (pode ser uma característica temporária, permanente ou então pode expressar uma mudança de característica do sujeito). O predicativo do sujeito sempre aparece depois de um verbo de ligação. Tenha cuidado porque esse verbo de ligação pode estar implícito (ver+)

Predicativo do Objeto (ver +): é o termo que caracteriza o objeto da oração, dando uma qualidade a ele. Nesse caso, o verbo de ligação aparece implícito na oração. 

Predicado (ver+): é tudo o que é dito e declarado a respeito do sujeito. Em termos práticos, é o que sobra na oração ao se tirar o sujeito e o vocativo. O predicado pode ser verbal (quando expressa ação por meio de verbos transitivos ou intransitivos), nominal (quando usa verbos de ligação) ou verbo-nominal (uma mistura dos dois). 

Vozes Verbais (ver+): são as diferentes formas que o sujeito pode se comportar em relação à ação descrita pelo verbo. A oração pode estar na voz ativa (o sujeito realiza a ação descrita pelo verbo) ou na voz passiva (o sujeito sofre a ação descrita pelo verbo). Na voz passiva, quem realiza a ação é o agente da passiva e quem recebe a ação é o sujeito paciente. Além disso, a voz passiva pode ser classificada como analítica (sem partícula apassivadora), sintética (com partícula apassivadora) ou reflexiva (quando o sujeito realiza e recebe a ação ao mesmo tempo), sendo que a reflexiva também pode ser classificada em reflexiva recíproca (quando existe a ideia de reciprocidade). 

Em breve, eu postarei os exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©