Roteiro de Estudo - Classes Gramaticais




Olá pessoas de todo o Brasil, de todo o mundo e eventualmente de outros planetas (nunca se sabe, né). Hoje nós vamos começar a estudar uma matéria bem chata gostosa. Então se liga aí!

Todas as palavras que existem por aí podem ser organizadas em   classes gramaticais  e é muito importante que você entenda o funcionamento de cada uma delas. 

Na língua portuguesa, existem, ao todo, dez classes gramaticais: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, pronomes, preposições, conjunções, artigos, numerais e interjeições. E, naturalmente, você precisa estudar tudo isso (se lascou).

Para ajudar a estudar esse conteúdo, organizamos um roteiro de estudo. Veja, abaixo, a ordem dos assuntos (para acessá-los, basta clicar nos links) e seja feliz!

De nada.

Parte 1

1.1) Substantivo (definição)
1.2) Substantivo (classificação)
1.3) Substantivo (flexão de gênero)
1.4) Plural dos Substantivos Simples
1.5) Plural dos Substantivos Compostos
1.6) Artigo 

50 comentários:

  1. Muito bom ! Sempre tive duvida de como estudar e qual a ordem ! obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Ual! Estou espantado com este site. Obrigado pela dedicação em nos ensinar!

    ResponderExcluir
  3. Estou maravilhada e me sinto grata por todo conteúdo disponibilizado aqui. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADA PELO SITE......MTO BOM....O MELHOR DA CATEGORIA NA MINHA OPINIÃO.....PARABENS

    ResponderExcluir
  5. ótimo site conteudo leve gostoso de estudar,bom demais!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. site grande e gostoso- MENDES, Jailson Guina

      Excluir
  6. ótimo site , maravilha, duvidas nunca mais!!!

    ResponderExcluir
  7. Queria estudar e sempre inventava desculpas por não saber exatamente como começar. Agradeço de coração a sua ajuda. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Prezado Pet.

    Você pode me dizer se a algum problema neste método de aprendizado?

    http://comoaprenderestudar.com.br/portugues/ordem-correta-para-estudar-os-assuntos-de-portugues.html

    Agradeço! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, não existe um maneira considerada totalmente correta para se estudar, pois isso varia de acordo com a pessoa e com os seus objetivos. Se você está estudando para um concurso público ou para o vestibular, a primeira coisa que você deve fazer é mapear os seus pontos fracos(fazendo provas anteriores) e ver quais são as suas maiores dificuldades (e isso é para qualquer disciplina). A partir daí você deve elaborar um plano de estudo individual que atenda as suas necessidades.

      Eu, por exemplo, não estudaria análise sintática sem estudar todas as classes gramaticais antes. No link que você me mostrou, análise sintática (nº23) aparece antes de conjunção (n32). Não podemos estudar análise sintática sem saber o que é conjunção, já que as conjunções aparecem quando estudamos orações subordinadas (temos a conjunção integrante, por exemplo). Nem estudaria pontuação antes de estudar análise sintática. Afinal, devemos usar vírgulas em adjuntos adverbiais deslocados (como você vai usar a vírgula se não souber o que é adjunto adverbial?). Crase aparece no nº3, mas para entendermos crase nós precisamos saber regência verbal (nº13). Afinal, como saberemos se devemos usar crase em "o médico recebeu e assistiu a paciente" se eu não souber a regência de "assistir"?

      Então, como eu disse, não existe uma ordem perfeita dos assuntos para serem estudados porque isso é individual. Eu prefiro estudar gramática analisando os pré-requisitos para se estudar um determinado assunto. Logo, eu prefiro começar com Fonologia (que praticamente não tem pré-requisito e é fácil de se entender), ou então Figuras de Linguagem (que também não têm pré-requisito), depois eu vou para Classes Gramaticais (assunto importantíssimo que também não tem pré-requisito), depois eu vou para Processo e Formação de Palavras (para entender as desinências você precisa entender classes gramaticais), depois eu vou para Sintaxe (porque já aprendi classes gramaticais), depois eu vou para regência e concordância, acentuação e pontuação junto com ortografia. Interpretação e redação é algo constante: você os separa da gramática e estuda ao mesmo tempo porque requer muita prática.

      Porém, isso é apenas uma sugestão e, naturalmente, vai depender do seu estilo de estudo. Para ser mais prático, siga a lista dos assuntos que você viu lá no outro site e se você não conseguir entender algum conteúdo procure os pré-requisitos para entendê-lo.

      Excluir
  9. Sou professora de Língua Portuguesa de "primeira viagem" e gostaria de agradecer pelos conteúdos disponibilizados, pela clareza e objetividade ao expô-los e, acima de tudo, pela organização dos assuntos. Estão de Parabéns! Um dos melhores blogs que já vi! Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, esse conteúdo, parabéns ao criador do Blog

    ResponderExcluir
  11. Vou passar por um processo de seleção e estava sem saber como começar a estudar. Este blog caiu do céu
    Obrigada, voce vai colher bons frutos ajudando a tanta gente!

    ResponderExcluir
  12. o saber nunca e' de mas ,e não ocupa espaço; parabéns aos criadores do blog.

    ResponderExcluir
  13. Professor parabéns venho aqui no seu blog/site todo o dia pra aprender, muito bom e didático. Você merece ficar rico com o seu trabalho, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. este site e ótimo, muito obrigada, facilitou muito a minha Vida

    ResponderExcluir
  15. Cara muito obrigado pelo site, nunca tinha visto português tao fácil; parabéns ao criador.

    ResponderExcluir
  16. Nunca vi um site tão bom para estudar gramática, desejo sucesso a todos que fazem parte do mesmo. Muitíssimo bom.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom!!! obrigado pelo blog, está ajudando muito.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom mesmo a qualidade do site e a ordem na explicação de cada conteudo! EXCELENTE

    ResponderExcluir
  19. Seu blog daria um excelente livro! #ficaadica Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Perfeito, muito obrigado pelo blog, você não sabe o quanto ta me ajudando. O melhor que achei.

    ResponderExcluir
  21. Excelente conteúdo, parabéns.

    ResponderExcluir
  22. Excelente site!!!! Tem me ajudado muito...

    ResponderExcluir

  23. Your way of describing everything in this article is really fastidious, all can without difficulty know it, Thanks a lot. craigslist san diego

    ResponderExcluir
  24. De todos os sites de gramática esse é o melhor que já vi. Obragado, professor.

    ResponderExcluir
  25. Adorei o site, muito objetivo e didático. Parabéns pelo excelente trabalho realizado. O conteúdo do site me ajudou bastante nos estudos, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  26. Muito didático. O conteúdo não me estressa. Maravilhiso, parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Olá, eu tenho 24 anos mas meu ensino fundamental e ensino médio foi precário, digo isso por culpa minha mesmo, por falta de interesse. Só agora eu acordei e quero estudar pra concurso, eu não sei / lembro de quase nada então por onde eu devo começar? Fonologia? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  28. passando só para dizer que esse é o melhor BLOG DO MUNDO!!

    ResponderExcluir
  29. Obrigada por disponibilizar um conteúdo de fácil aprendizagem, tem coisas que eu só entendo aqui mesmo pagando cursinho online hahaha, você é um ótimo professor!!

    ResponderExcluir
  30. MELHOR CONTEÚDO DE ENSINO ATÉ HOJE, MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  31. De primeira, simplesmente amei. Tenho 62 anos e gostaria muito de estudar mais, mas as oportunidades que apareciam, eram de aulas presenciais e eu, tenho dificuldades para andar, sou deficiente. Fiz o antigo primário, de ia do primeiro ao sexto ano e depois ginásio, o qual teve que ser interrompido para fazer cirurgias; mais tarde, fiz os quatro anos do ginásio em supletivo em um ano. Mas fiz e me orgulho disso.Mas queria ter estudado mais, mas não pude e hoje, com todas essas possibilidades de termos quase tudo on line, encontrei esse site (só agora consegui ter um notebook e internet; aleluia) e para eu ficar mais feliz, encontrei esse site maravilhoso, para recordar as matérias e quem sabe, concretizar meus sonhos. Ah, sabe porque preciso e me é fundamental me aperfeiçoar na Língua Porguesa? Porque estou
    com um projeto de trabalhar on line como Avaliadora de Sites, onde aparecem até revisões de textos. Viu, envelhecer, não é parar de viver.
    Parabenizo e agradeço por seu trabalho.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pelo blog! Muito bacana mesmo, para quem esta perdido, um baita norte! abração

    ResponderExcluir
  33. Arrasouuu, parabéns e MIL OBRIGADOS POR ESTE BLOG!
    Deus lhe pague rs. Espero que um dia os professores sejam recompensados como merecem...

    ResponderExcluir
  34. Feliz 2021. Muito obrigado por esse site maravilhoso. Parabéns SEMPRE!

    ResponderExcluir
  35. Excelente site. Putz, quem dera eu tivesse aprendido português dessa maneira. Parabéns e que Deus te abençoe por essa sua iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  36. Apenas obrigada por essa iniciativa! <3 Deus te abençoe, prof.

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©